Ofício das Baianas


Em 2014 a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé participou da 2ª Convocatoria de Ayudas del Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas, IBERBIBLIOTECAS e foi contemplada com recursos para desenvolver o projeto A Bahia tem dendê!

O projeto elaborado pela BV Consuelo Pondé foi para compilar e difundir material sobre o ofício das baianas de acarajé, reconhecido no país como ofício cultural há 10 anos, com o intuito de promover e divulgar esse patrimônio cultural.

Para tanto, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé criou e produziu um website, um e-book e organizou uma roda de diálogo.

Para o website foi feita uma pesquisa sobre o que foi produzido por pesquisadores e encontra-se disponível na internet. São mais de 60 textos, entre artigos, teses e dissertações, que tratam do ofício das baianas, ou de assuntos correlatos. As baianas de acarajé têm sido tema constante do cancioneiro brasileiro; este cancioneiro também está reunido no site, com as letras das canções e links para gravações disponíveis na rede. Assim como da rica iconografia reunimos uma pequena parte. Além disso, há também no site o espaço institucional da ABAM – Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia.

Para o e-book convidamos três pesquisadores: Florismar Menezes Borges, Vagner José Rocha Santos e Jaime Sodré. Completa o livro eletrônico uma reportagem assinada por Meire Oliveira e uma entrevista de Rita Maria Ventura dos Santos, presidente do Conselho executivo da ABAM.

Duas baianas de acarajé, Dulce Mary e Tânia Nery, vão contar suas histórias de vida e trabalho na roda de diálogo. Além delas, mais três pesquisadores comporão a roda:

Florismar Menezes Borges, BAIANA DO ACARAJÉ: DAS AMARRAS DO GANHO A EMPRESÁRIAS DE SUCESSO

Vagner José Rocha Santos, ACARAJÉ É FOGO;

Jaime Sodré, BAIANAS DO ACARAJÉ: NOBRES GUERREIRAS.

Com este projeto a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé cumpre sua função de tornar acessíveis obras sobre a História da Bahia, ou que são fonte para a História, inovando ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa, bem como preservando e promovendo o acesso universal a fontes historiográficas referentes à nossa história.

A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé é parte do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia da Fundação Pedro Calmon.

O Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, tem como objetivos promover o aceso livre e gratuito à leitura e à informação de todos os cidadãos, sem discriminação alguma, através da conformação de uma rede iberoamericana de cooperação em bibliotecas públicas que permita gerar sinergias e potenciar recursos em uma plataforma de beneficio comum para todos os países vinculados ao Iberbibliotecas.